quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bolsa de valores só para gravatas????


Vamos falar de um mito interessante, bolsa de valores e mulheres, já há algum tempo as mulheres são maioria nos investimentos conservadores, como poupança por exemplo, e estão em pé de igualdade com os homens em relação aos CDB’s. Com a mudança no ciclo financeira, onde a mulher hoje, na maioria das famílias, são as provedoras do lar, ou ajudam ativamente seus respectivos companheiros na saúde financeira da família, se tornaram foco das corretoras, bancos, seguradoras e da própria bolsa de valores.
Neste sentido o Banco Santander saiu na frente, pois desde 2008 possui uma política voltada para este mercado, no qual realiza palestras por todo o Brasil voltado especificamente para o mundo feminino.  
A bolsa de valores esta indo pelo mesmo lado; fez um estudo no qual destacou o crescente interesse das mulheres por estes investimentos, atualmente as mulheres entre 26 e 35 anos são mais ousadas, e maioria entre as investidoras, mas acreditasse que em breve este será um mercado para mulheres de todas as idades.
O perfil entre o homem e a mulher são totalmente diferente, enquanto o homem negociador de curto prazo a mulher pensa mais à longo prazo, por este motivo a Bolsa de Valores esta investindo neste nicho de mercado.
Hoje já é possível encontrar um investimento certo para cada perfil de investidor, e, em sua maioria, as mulheres preferem se informar melhor antes de investir, por este motivo as empresas estão ministrando palestras para apresentar seus produtos para este mercado crescente.
Por isto pense, invista, porque não é só de sapatos que vivemos, de bolsa também....He! He! He!
Deia Roder

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Energia Elétrica - direito de todos



Energia elétrica, uma das melhores invenções do homem, quem hoje consegue viver sem este beneficio, não conseguimos mais nos imaginar sem um chuveiro elétrico, ou um micro ondas, pior ainda, sem  computador, lógico existem varias outras invenções que recheiam nossa vida de felicidade.....kkkkk..... mas grande parte das outras invenções dependem da Energia Elétrica para funcionar, difícil né.
Agora você já imaginou ter uma pequena central  com comunicação direta entre a nossa moradia e a distribuidora  de energia totalmente digitalizado, sem precisar do velho relógio de luz cravado nos postes em frente de nossas casas, uma mudança desta iria informar em tempo real tudo o que acontece, em relação à gastos com energia, em tempo real para a distribuidora de luz (em caso de falta ou queda de energia, etc). bom né, mas isto pode se tornar real ainda em 2012, já estão estudando esta possibilidade, onde contam também com uma provável mudança nas tarifas, seriam 3 tarifas cobradas no decorrer do dia, no qual iria forçar uma certa mudança de hábito dos consumidores, pois hoje a concentração de energia esta entre 17H e 21H; horário em que os brasileiros utilizam mais os eletrodomésticos e as hidrelétricas precisam trabalhar em plena carga, deixando o período diurno totalmente ocioso.

A nova conta de energia elétrica ficaria da seguinte forma:





Estamos em rumo ao futuro.



Texto: Deia Roder

Foto: Jornal Folha de São Paulo

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Receita Federal Conclui o Processamento das Declarações de Imposto de Renda (IR)


Vamos conversar mais um pouco sobre IR, mas agora é uma noticia rápida; a Receita Federal informou que, esta quase finalizando o processamento das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física 2011, não havendo mais tempo para retificações. Sendo assim, os contribuintes que ficarem de fora do próximo lote, com pagamento previsto para 15/12/2011, terão que aguardar até 01/2012 que é a data prevista para liberação da malha fina  das primeiras declarações do ano de 2011.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Compensação de Imposto pago no exterior


Hoje vamos falar do leão (risos), especificamente do artigo 395 do Regulamento de Imposto de Renda (RIR/99), no qual dispões sobre a compensação de imposto pago no exterior.

O artigo em questão esclarece que as empresas optantes pelo Lucro Real e que possuem imposto de renda incidente no exterior, sobre o lucro decorrente de prestação de serviço efetuada diretamente, rendimentos e ganhos de capital (levando em consideração o limite do IR incidente sobre os mesmos no Brasil) poderá compensá-lo.

É importante dizer que segundo o artigo 246, inciso III do diploma legal em questão as pessoas jurídicas que possuírem os lucros descritos acima, oriundos do exterior estão sujeitas à tributação com base no lucro real.

Sabendo disto, a compensação é feita da seguinte forma:

- IR pago no país de domicílio da filial, sucursal, controlada ou coligada e o pago relativamente a rendimentos e ganhos de capital poderão ser compensados com o valor devido no Brasil, salientando ainda que a compensação destes, deverá ser feita individualmente por controlada, coligada, filial ou sucursal, é proibida a consolidação dos valores de imposto  dos mesmos, a não ser que a filial e sucursal , estejam domiciliada num mesmo país;

- IR pago no exterior – o valor será convertido em moeda nacional utilizando como base cambial a moeda do país de origem, fixada para venda pelo Banco Central do Brasil correspondente à data de seu efetivo pagamento. No caso, se houver ausência de cotação da taxa cambial da moeda do país de origem do tributo, o mesmo deverá ser convertido em dólar dos Estados Unidos da América (EUA) e, em seguida, em moeda nacional. Conforme Lei 9249/1995 art 25 e 27 e Instrução Normativa SRF 213/2002.

Bibliografia: Boletim IOB fascículo 43/2011; RIR/99
Escrito por: Deia Roder